domingo, 27 de dezembro de 2009

Cuidados básicos



ALIMENTAÇÃO


Filhotes a partir de 45 dias de idade:

Ração para filhotes: certamente é a melhor opção. Existem muitos tipos (secas e úmidas), sabores (carne, frango, peixe, etc) e marcas no mercado. Na primeira consulta o veterinário recomendará o tipo de ração que você poderá fornecer ao filhote.

A quantidade da ração deve ser dada varia conforme o peso e idade do animal. Os fabricantes de ração, na própria embalagem do produto, fazem a recomendação da quantidade ideal.

Gatos a partir de 1 ano de idade:

Ração para gatos adultos (seca ou úmida) 2 vezes ao dia.


Dicas:

Os filhotes comem várias vezes ao dia;

Os filhotes passam a comer menos a cada dia que vão crescendo;

A ração para adultos deve ser dada a partir de 1 ano de idade. O excesso de alimentação causará obesidade e inúmeros problemas ao animal;

Restos de comidas, doces, massas e tudo que não for prescrito pelo veterinário dev ser evitado, mesmo que o gato goste ou queira comer;

Mudanças alimentares devem ser feitas gradativamente, ou o animal poderá apresentar diarréia.


DENTIÇÃO

A troca de dentes incia com 3 meses de idade e termina aos 6 meses. O gato pode formar tártaro, o q provoca mal hálito e a perda precoce dos dentes permanentes.

A cárie ocorre em animais que recebem alimentos doces com frequencia, mas é de ocorrência rara. Existem serviços odontológicos especializados para cuidar dos dentes dos seus gatos.

Higiene da boca:

Existem escovas e pastas dentais, importadas para gatos. Essa prática de escovação deve ser feita desde a fase de filhote, do contrário dificilmente os adultos aceitarão a escovação. Ela deve ser feita 2 a 3 vezes por semana no mínimo, animais que come ração seca terão menos tártaro do que aqueles que se alimentam com ração úmida (lata).


BANHO

A partir de 45 dias de idade, com sabão de côco medicinal e xampu neutro não inseticida (antipulgas). Caso o filhote tenha pulgas, dar banhos com sabonete de enxôfre. Em gatos, o banho pode ser dado mensalmente. O felino, por si só, limpa sua pelagem lambendo-se diariamente.

Consulte seu veterinário quanto a tratamentos com produtos anti-pulgas, à venda em pet shops. Banhe o animal com água morna, e coloque algodão nos ouvidos para evitar a entrada de água.


PELAGEM

Escovar diariamente o animal para retirar pêlos mortos, poeira, e para verificar a presença de parasitas (pulgas, carrapatos, etc.). A escovação no gato é essencial pois, ao lamber-se, ele engole muitos pêlos mortos. Esses pêlos, misturados às fezes, podem formar um fecaloma (bolo de fezes muito duro e ressecado). Habitue seu gato a ser escovado todos os dias.

CIOS

As fêmeas entram no cio entre 7 a 10 meses de idade. O cio dura em torno de 4 a 7 dias, e é acompanhado por mudanças bruscas no comportamento. A gata passa a miar e esfregar-se no chão, móveis e pessoas. Não há sangramento durante o cio.

VERMIFUGAÇÃO

A mãe pode transmitir vermes aos filhotes tanto pela placenta como pelo aleitamento. Vermifugar a fêmea antes do acasalamento é uma medida preventiva para que os filhotes nasçam livres de vermes que podem causar diarréias, anemia e até comprometer a vida do filhote. Todos os gatinhos devem ser vermifugados após o nascimento, seguindo o esquema:

30 dias de idade: 1a. dose

45 dias de idade: 2a. dose

60 dias de idade: 3a. dose

Recomenda-se exame de fezes logo que o animal chegar em casa para a pesquisa de protozoários. O veterinário irá prescrever o vermífugo para o seu gato.

VACINAÇÃO

A vacinação é o cuidado mais importante para o filhote como para o gato adulto.


Os animais devem ser imunizados, antes de terem contato com outros gatos, adultos ou filhotes. Existem muitas doenças virais que podem acometê-los e são causadoras de um grande número de mortes, principalmente nos animais mais jovens.


Pasra ser vacinado, o animal deve estar saudável, sem febre ou diarréia e previamente vermifugado.


Se isso não for observado, pode ocorrer falha vacinal, ou seja, o organismo não responder plenamente a vacinação.


As vacinas que seu gato deve receber e intervalo entre as doses deve ficar a critério do veterinário que irá cuidar do seu animal. As vacinas múltiplas (tríplice, quádruple ou quíntupla) e anti-rábicas são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.


Abaixo, um calendário para vacinação de filhotes, com as vacinas existentes no mercado:


45 a 60 dias - 1ª dose múltipla


21 dias após a 1ª dose - 2ª dose múltipla


A partir de 4 meses - antirábica


Mas cabe ao veterinário decidir o melhor esquema para cada animal.

Não se deve vacinar filhotes com menos de 45 dias.









Nenhum comentário: